top of page

Sobre

Diferentes espécies interagem constantemente, formando redes de interações. Fazemos parte de uma grande rede de interações ecológicas que envolve milhares de espécies. A conservação dos elos que perfazem essa grande rede é essencial para o funcionamento dela e para a manutenção dos benefícios que ela nos proveem.

 

O Planalto da Bodoquena é palco do Projeto Ecológico de Longa Duração - PELD-Bodoquena - que reúne mais de 30 pesquisadores interessados em entender como as mudanças nas paisagens do planalto influenciam as redes de interações ecológicas.  Este é um dos maiores projetos sobre redes de interações em escala de paisagem em andamento em todo o mundo.

 

Os pesquisadores buscam conhecer as espécies componentes da biodiversidade e suas interações em 20 paisagens no Planalto da Bodoquena, e assim desvendar como a grande rede de interações nessa região é influenciada por diferentes usos do solo. O projeto tem o grande diferencial de permitir modelar cenários futuros em ampla escala geográfica a partir dos dados que estamos coletando, o que poderá contribuir para a conservação da natureza e o planejamento do desenvolvimento humano na região”.

 

Há diferentes tipos de interação ecológica, que podem ser classificadas de acordo com o benefício ou prejuízo a cada uma das espécies de um par de espécies interagentes. As espécies podem perceber benefícios da interação entre elas (redes mutualistas), ou uma das espécies perceber benefícios em prejuízo da outra (redes antagonistas). Exemplos de interações mutualistas incluem plantas e animais polinizadores, plantas e animais dispersores de sementes, microorganismos do sistema digestório e seus hospedeiros; exemplos de interações antagonistas são aquelas entre predadores e presas, parasitas ou patógenos e hospedeiros.  O Projeto PELD-Bodoquena está focado em ambos os tipos de redes de interações. Até o presente, a rede da Bodoquena tem se mostrado bastante complexa e rica em componentes como ilustrado na figura abaixo (construída com dados de espécies ocorrentes no Planalto).

 

O PELD Bodoquena tem financiamento da Fundect e CNPq. O Programa Biota-MS tem contribuído com a organização do projeto e o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação -UFMS tem priorizado o PELD como um projeto chave para pesquisa, formação de pessoal e diálogo cientifico visando conservação de biodiversidade no Estado. 

Vista geral da Serra da Bodoquena. Foto:FVN

Rede de interações entre animais e plantas da Serra da Bodoquena. Imagem:Roque et al 2015

Agências financiadoras

bottom of page